Tratado
do Homem.Suma Teológica,
de São Tomás de
Aquino
A Suma Teológica foi
estruturada tomando por base
os grandes temas do cristianismo,
recorrendo aos autores que os
discutiram, notadamente Santo
Agostinho. A grande inspiração é constituída
pelas idéias de Aristóteles,
filtradas por Alberto Magno.
Sua obra fundamental, Suma
teológica, somente é acessível
a especialistas, além
de que versa quantidade imensa
de conceitos e temas, estudados
de modo autônomo, sem outro
fio condutor além de que
dizem respeito á doutrina
cristã. Do ponto de vista
da cultura geral, contudo, recomendamos
o conhecimento do texto que aparece
com o título de Tratado
do homem (Questão
XCIII (93), artigos 1 a 9). O
próprio São Tomás
enuncia-o deste modo: “devemos
considerar o fim ou têrmo
da produção do
homem, enquanto é tido
como feito à imagem e
semelhança de Deus.” O
encadeamento adotado, isto é,
as questões que vai considerar, é o
seguinte: 1) se no homem está a
imagem de Deus; 2) se a imagem
de Deus está nas criaturas
irracionais; 3) se a imagem de
Deus está mais no anjo
que no homem; 4) se a imagem
de Deus está em todo homem;
5) se no homem está a
imagem de Deus relativamente à essência
ou a todas as Pessoas divinas,
ou a uma só delas; 6)
se a imagem de Deus está no
homem, quanto ás potências,
ou quanto aos hábitos,
ou aos atos; 8) se relativamente
a todos os objetos; 9) a diferença
entre imagem e semelhança.
Como se vê, trata-se muito
mais de Deus que do próprio
homem. Contudo, o Doutor Angélico
indica que, ao participar da
natureza intelectual, atributo
da divindade, reveste-se de certa
dignidade. O homem é centro
da criação, pelo
fato de ter sido feito à imagem
e semelhança de Deus.
Embora toda criatura seja uma
participação de
Deus, no entanto somente o homem
e os anjos são possuidores
de natureza intelectual, que é causada
pelo mesmo Deus. Esta dignidade
abarca, sem distinção,
todos os seres humanos. Ainda
mais: graças á sua
natureza intelectual, o homem
pode humanizar a natureza, mediante
o conhecimento dela e colocando-a
ao seu serviço. O homem,
mediante a sua inteligência,
pode compreender o mundo e construir
uma ampla gama de relações
que integram o que posteriormente
foi chamado de cultura. Finalmente,
a pessoa, para São Tomás, é imagem
da Trindade e reveste-se de um
caráter absoluto, na medida
em que é capaz de chegar,
pela inteligência, ao conhecimento
de Deus e, pela graça, à clara
visão d´Ele.
Em que pese o contexto teológico
em que se encontram as considerações
de São Tomás, é fora
de dúvida que, ao enfatizar
a dignidade da pessoa humana
como uma reivindicação
do cristianismo, permitiu que
o Renascimento se contrapusesse
frontalmente ao espírito
dominante legado pela Idade Média,
sem incorrer em heresia, na medida
em que era de todo contraposto
a essa idéia ao enfatizar,
de modo unilateral e preferentemente, a
vileza da criatura. A par disto,
ao situar o tema como relevante
no contexto da meditação
filosófica contribuiu
para mantê-lo na ordem
do dia na Filosofia Moderna.
O imperativo categórico
kantiano – que reivindica
para o homem não ser tratado
como meio, mas como fim – seria
impensável sem tais antecedentes.
(Ver também SÃO
TOMÁS)