| 
                                
                                 include '../include/menu.php'?>
                                
                           | 
                            
                                
                                
                                    
                                        
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                                              Dicionário das Obras
                                                        Básicas da  
                                                Cultura Ocidental  
                                                       
                                                      Antonio
                                              Paim
                                                      Índice: a - b - c - d - e - f - g - h - i - j - k - l - m - n - o - p - q - r - s - t - u - v - x - w - z
           
                                                                
                                             
                                            
                                                      
                                                        BUTLER, Joseph
                                                        Joseph Butler nasceu
                                                          em 1692 e foi educado
                                                          para tornar-se pastor
                                                          presbiteriano, tendo
                                                          para isso ingressado
                                                          na Dissenting Academy de
                                                          Tewkesbury. Essa Academia
                                                          era dirigida por Samuel
                                                          Jones, que veio a granjear
                                                          fama como educador.
                                                          Dentre os contemporâneos
                                                          de Butler nessa escola
                                                          muitos tornar-se-iam
                                                          personalidades destacadas
                                                          na religião
                                                          e na política.
                                                          Ao atingir a idade
                                                          adulta, decide contudo
                                                          optar pela Igreja Anglicana,
                                                          ingressando na Universidade
                                                          de Oxford, em 1715,
                                                          onde obteve o B.A.,
                                                          em 1718. Tinha então
                                                          25 anos. Nesse mesmo
                                                          ano é ordenado
                                                          diácono anglicano
                                                          pelo bispo Talbot,
                                                          que era o chefe de
                                                          uma família
                                                          ilustre, cujo filho,
                                                          Charles Talbot, seria
                                                          lorde Chanceler. Em
                                                          1719 foi nomeado Pregador
                                                          na Rolls Chapel em
                                                          Londres com o que se
                                                          inicia sua bem sucedida
                                                          carreira na Igreja
                                                          Anglicana. Foi sucessivamente
                                                          do círculo de
                                                          pregadores que atuavam
                                                          diretamente junto à Corte,
                                                          bispo de Bristol e
                                                          de Duham. Faleceu nesse último
                                                          posto, em 1752, com
                                                          a idade de 60 anos. 
                                                           
                                                          No ambiente valorativo
                                                          da observação
                                                          que era o da Inglaterra
                                                          de seu tempo, onde
                                                          o característico
                                                          consistia no empenho
                                                          de difundir o modelo
                                                          elaborado a partir
                                                          do conhecimento, Butler
                                                          estabeleceu uma distinção
                                                          fundamental entre o
                                                          plano da relação
                                                          com os objetos e o
                                                          plano (moral) das relações
                                                          entre os homens. 
                                                           
                                                          No primeiro caso, exemplificando
                                                          com os objetos circulares
                                                          (cadeiras, panelas,
                                                          etc.), entendia que
                                                          abstraímos dos
                                                          aspectos particulares
                                                          que os singularizam
                                                          para fixar o conceito, sem
                                                          referência ao
                                                          círculo perfeito.
                                                          Assim, nesta primeira
                                                          maneira de produzir
                                                          modelos a partir do
                                                          concreto, faz-se abstração
                                                          das formas acabadas.
                                                          Quando entretanto mobilizamos
                                                          o aspecto cognoscitivo
                                                          de nossa consciência
                                                          para ordenar as pessoas
                                                          com as quais lidamos,
                                                          embora a hierarquia
                                                          que venhamos a estabelecer
                                                          esteja igualmente vinculada
                                                          ao concreto, não
                                                          podemos prescindir
                                                          da idealização
                                                          do máximo de
                                                          perfeição.
                                                          A elaboração
                                                          de um ideal de pessoa
                                                          humana, escreve, realiza-se
                                                          segundo este  último
                                                          procedimento. 
                                                           
                                                          Butler também
                                                          aponta para o respeito
                                                          que a lei moral infunde,
                                                          induzindo o homem a
                                                          segui-la. 
                                                           
                                                          Em suma, embora provavelmente
                                                          este não tivesse
                                                          sido o seu propósito,
                                                          deu uma contribuição
                                                          decisiva no sentido
                                                          de que a discussão
                                                          transitasse definitivamente
                                                          para o plano teórico.
                                                          Não se trata
                                                          mais de efetivar pregações
                                                          de cunho moralizante – como
                                                          era o propósito
                                                          da grande maioria dos
                                                          autores que lhe precederam,
                                                          mas de determinar o
                                                          que se deve entender
                                                          por moral social. Ainda
                                                          que não tivesse
                                                          cabido a missão
                                                          de formalizar a nova
                                                          disciplina, já agora
                                                          lidamos diretamente
                                                          com a ética
                                                          social. 
                                                           
                                                          Em sua atuação
                                                          como pregador, Butler
                                                          certamente há de
                                                          se ter comportado como
                                                          um moralista, a exemplo
                                                          do tom geral do debate
                                                          de então. Ainda
                                                          assim, nos sermões
                                                          que selecionou para
                                                          publicação
                                                          em 1726, o que sobressai é a
                                                          preocupação
                                                          de dar encaminhamento
                                                          teórico à questão.
                                                          Interessa-lhe muito
                                                          mais identificar quais
                                                          são os princípios
                                                          que podem ser apreendidos
                                                          da análise do
                                                          comportamento moral
                                                          dos homens do que dizer
                                                          a estes o que devem
                                                          fazer. 
                                                           
                                                          Nessa análise,
                                                          talvez o seu sucesso
                                                          encontre-se no fato
                                                          de que buscou dar seguimento à tradição
                                                          empirista da cultura
                                                          do seu país,
                                                          ao invés de
                                                          popularizar as idéias
                                                          dos estudiosos antigos.
                                                          Examinando-se o curso
                                                          real da história
                                                          humana, que podemos
                                                          verificar de concreto? – eis
                                                          a temática que
                                                          busca desenvolver.
                                                          Por esse caminho Butler
                                                          evita também
                                                          a discussão
                                                          do problema clássico
                                                          do estado de natureza,
                                                          que se revelaria uma
                                                          hipótese sem
                                                          grande valor heurístico
                                                          e acabava forçando
                                                          uma opção
                                                          dogmática acerca
                                                          dos motivos que teriam
                                                          levado o homem a abandonar
                                                          aquela idílica
                                                          idade de ouro. 
                                                           
                                                          A obra de Butler é portanto
                                                          uma tentativa de averiguar
                                                          empiricamente quais
                                                          os princípios
                                                          que norteiam as ações
                                                          morais dos homens quando
                                                          em sociedade. Lançou-se à investigação
                                                          do homem enquanto ser
                                                          moral plenamente consciente
                                                          de que não há um
                                                          conceito acabado do
                                                          homem, encarado desse
                                                          ponto de vista. Propõe-se
                                                          incluir aos homens,
                                                          inclusive a si próprio,
                                                          numa série,
                                                          com o propósito
                                                          de detectar aqueles
                                                          traços que corresponderiam
                                                          ao modelo ideal. Contudo,
                                                          tem presente que não
                                                          estará realizado
                                                          em qualquer homem.
                                                          Finalmente, tem presente
                                                          que a ciência
                                                          moral é de uma
                                                          natureza peculiar e
                                                          não pode ser
                                                          equiparada às
                                                          outras ciências.
                                                          Assim, conclui,  “os
                                                          gases ideais da física
                                                          ou os círculos
                                                          ideais da geometria
                                                          podem ser chamados
                                                          de “ideais puramente
                                                          positivos”, devendo
                                                          ser contrastados com
                                                          o ideal de uma natureza
                                                          humana que é contemplado
                                                          pela ética”. 
                                                           
                                                          A partir de tais parâmetros,
                                                          Butler distingue quatro
                                                          elementos determinantes
                                                          das ações: 
                                                           
                                                          I) Paixões
                                                          particulares ou afeições.
                                                          Sob essa denominação
                                                          compreende tudo aquilo
                                                          que chamaríamos
                                                          de preferência
                                                          ou aversão:
                                                          fome, apetite sexual,
                                                          raiva, inveja, simpatia
                                                          etc. Algumas dessas
                                                          afeições
                                                          beneficiam à própria
                                                          pessoa e outras aos
                                                          demais. 
                                                           
                                                          II) O princípio
                                                          do amor próprio,
                                                          equivalente a tendência à obtenção
                                                          do máximo de
                                                          felicidade para si
                                                          próprio no curso
                                                          de nossas vidas. É essencialmente
                                                          um princípio
                                                          de cálculo racional
                                                          que nos leva a refrear
                                                          os impulsos particulares
                                                          e a coordená-los
                                                          de forma a maximizar
                                                          nossa felicidade total,
                                                          no longo prazo. 
                                                           
                                                          III) O princípio
                                                          geral da benevolência.
                                                          Trata-se também
                                                          de um elemento racional
                                                          direcionado para a
                                                          obtenção
                                                          da felicidade geral;
                                                          e, 
                                                           
                                                          IV) O princípio
                                                          da consciência,
                                                          que é o elemento
                                                          supremo.  
                                                           
                                                          Os sermões de
                                                          Butler apareceram em
                                                          1726 sob a denominação
                                                          de Fifteen Sermons
                                                          Preached at the Rolls
                                                          Chapel. Os sermões
                                                          sobre a natureza humana – têm
                                                          essa denominação
                                                          na edição
                                                          original – são
                                                          os três primeiros.
                                                          Mais tarde, em 1736,
                                                          publicou The Analogy
                                                          of Religion, que
                                                          inclui outro texto
                                                          (A Dissertation
                                                          Upon Virtue) que
                                                          também se considera
                                                          expressivo de suas
                                                          idéias. Suas
                                                          obras foram coletadas
                                                          por Samuel Halifax,
                                                          bispo de Gloucester,
                                                          em dois volumes e publicadas
                                                          em 1786. Precisamente
                                                          um século depois,
                                                          em 1896, W. E. Gladstone
                                                          promoveu uma nova edição
                                                          (The Works of Joseph
                                                          Butler, 2 vols.).
                                                          Edições
                                                          autônomas dos
                                                          sermões aparecem
                                                          em 1900 (J. H. Bernard)
                                                          e em 1914 (Dean Mathews).(1) 
                                                           
  É naturalmente muito difícil averiguar-se o impacto dessa ou
  daquela obra num período histórico de que estamos tão
  distanciados. Contudo, é fora de dúvida que o sentido principal
  do debate, nas duas décadas subseqüentes, seguiu o caminho apontado
  por Butler, isto é, o de preferir-se a averiguação teórica à pregação
  de índole moralizante. (Ver também Sermões, de BUTLER,
  Joseph e HUME, David e KANT). 
                                                        
                                                          
                                                            
                                                              (1) A
                                                              edição
                                                              recente tem esta
                                                              referência:  Butle’s
                                                              Fifteen Sermons
                                                              and a Dissertation
                                                              of the Nature of
                                                              Virtue, edited
                                                              with na Introduction
                                                              by T. A. Roberts.
                                                              London, S.P.C.K.,
                                                              1970.   
                                                           
                                                         
                                                          
                                                          
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