BIRAN, Maine
                                                            de
                                                            
                                                          O pensamento de Maine
                                                          de Biran deu base à constituição
                                                          do chamado ecletismo,
                                                          que alcançou
                                                          grande difusão
                                                          na Europa, inclusive
                                                          em Portugal. No caso
                                                          do Brasil, a Escola
                                                          Eclética ocupa
                                                          um lugar central na
                                                          formação
                                                          da elite imperial.
                                                          
                                                          Filho de médico,
                                                          radicado em Bergerac,
                                                          no período em
                                                          que ali viveu durante
                                                          quase vinte anos ininterruptos,
                                                          Maine de Biran (1766-1824)
                                                          funda uma sociedade
                                                          médica. Para
                                                          esse círculo é que
                                                          escreve uma das poucas
                                                          obras por ele mesmo
                                                          divulgadas: “A
                                                          influência do
                                                          Hábito sobre
                                                          a Faculdade de Pensar” (1802).  Em
                                                          Paris, freqüenta,
                                                          de início, a
                                                          denominada Société d’Auteil,
                                                          mantida por pensadores
                                                          vinculados à Enciclopédia
                                                          e às doutrinas
                                                          de Condillac. Mais
                                                          tarde, estabelece laços
                                                          estreitos com o grupo
                                                          de espiritualistas
                                                          e neocatólicos
                                                          que se encontram empenhados
                                                          na busca de uma filosofia
                                                          capaz de combinar as
                                                          conquistas do pensamento
                                                          moderno com os postulados
                                                          religiosos. Graças
                                                          a isto é que
                                                          a posteridade pôde
                                                          reconhecer a importância
                                                          de suas idéias
                                                          na evolução
                                                          da filosofia francesa
                                                          desde que só divulgou,
                                                          no período parisiense,
                                                          uma pequena brochura
                                                          dedicada ao exame da
                                                          filosofia da Laromiguière,
                                                          em 1817, sem entretanto
                                                          declinar sua autoria,
                                                          e uma breve exposição
                                                          das doutrinas de Leibniz,
                                                          publicada na Biographie
                                                          Universelle (1819).
                                                          Do grupo dos que vieram
                                                          a se considerar seus
                                                          discípulos,
                                                          participaram Royer-Collard
                                                          a Victor Cousin. Este último
                                                          publicaria, em 1841,
                                                          em quatro tomos, as Obras
                                                          Filosóficas
                                                          de Maine de Biran.
                                                          Em 1859, organizada
                                                          por Ernest Naville,
                                                          tem lugar a edição
                                                          de outros textos inéditos,
                                                          em 3 volumes. Somente
                                                          neste século
                                                          divulga-se a obra considerada
                                                          completa, em 14 tomos.
                                                          
                                                          Maine de Biran elaborou
                                                          um “Diário Íntimo”-
                                                          só divulgado
                                                          após a sua morte,
                                                          a exemplo da maioria
                                                          de seus trabalhos – cuja
                                                          leitura permite compreender
                                                          a atitude deliberada
                                                          de não dar à luz
                                                          o resultado daquela
                                                          meditação
                                                          desenvolvida ao longo
                                                          de mais de três
                                                          decênios. Pretendia
                                                          encontrar um princípio único
                                                          a partir do qual pudesse
                                                          reconstruir toda a
                                                          metafísica.
                                                          Se em relação
                                                          ao primeiro aspecto
                                                          parecia afinal haver
                                                          estabelecido algo de
                                                          verdadeiramente sólido,
                                                          restava um longo caminho
                                                          a percorrer. Por isto
                                                          mesmo sua obra não
                                                          o satisfazia e voltava
                                                          sempre aos mesmos temas.
                                                          Seus discípulos
                                                          assim não entenderam.
                                                          E sem os escrúpulos
                                                          e a profundidade que
                                                          caracterizavam o mestre,
                                                          completaram o seu sistema
                                                          e levaram-no a um sucesso
                                                          estrepitoso se bem
                                                          que efêmero.
                                                          
                                                          Através do que
                                                          então se denominava
                                                          de introspeção
                                                          psicológica,
                                                          desenvolveu a doutrina
                                                          do chamado ato
                                                          voluntário.
                                                          
                                                          O ato voluntário
                                                          dá-se quando
                                                          empreendo essa ou aquela
                                                          ação
                                                          sem que para tanto
                                                          haja qualquer excitação
                                                          exterior. Se movo o
                                                          meu braço, faço-o
                                                          por uma deliberação
                                                          exclusiva da minha
                                                          vontade. Detendo-se
                                                          no seu minucioso exame,
                                                          Maine de Biran acredita
                                                          ter fundado empiricamente
                                                          as idéias de eu,
                                                          causa, e liberdade.
                                                          Mas essa descoberta
                                                          não o satisfaz,
                                                          razão pela qual
                                                          prossegue na análise.
                                                          De onde provêm
                                                          as idéias de Deus,
                                                          Bem, Moral? Não
                                                          será possível
                                                          identificar a experiência
                                                          que lhes dá origem?
                                                          Eis o tema a que dedicou
                                                          toda a vida.
                                                          
                                                          Embora inconclusas
                                                          suas pesquisas, inclinam-se
                                                          por admitir que a experiência
                                                          mística, do
                                                          ponto de vista da evolução
                                                          da humanidade, equivaleria
                                                          ao ato voluntário
                                                          para o indivíduo,
                                                          ensejando o contato
                                                          (empírico, experimental)
                                                          com realidades mais
                                                          profundas.
                                                          
                                                          Biran também
                                                          popularizou a idéia
                                                          de fato primitivo da
                                                          consciência,
                                                          correspondente à unidade
                                                          entre experiência
                                                          externa e interna,
                                                          que o empirismo precedente
                                                          dissociara. Imaginando
                                                          valer-se dessa noção
                                                          para resolver o problema
                                                          legado por Biran no
                                                          plano da moralidade,
                                                          Cousin irá  esforçar-se
                                                          por alargá-la.
                                                          Assim, postula que
                                                          os juízos morais
                                                          também seriam
                                                          um fato primitivo da
                                                          consciência.
                                                          
                                                          A par disto, tratou
                                                          de conciliar a moral
                                                          aristotélica
                                                          e a kantiana, isto é,
                                                          reunindo a idéia
                                                          de busca da felicidade
                                                          (bem) e de obrigação.
                                                          Assim, no famoso livro Du
                                                          vrai, du beau et du
                                                          bien escreveria: “Sob
                                                          todos os fatos, a análise
                                                          mostrou-nos um fato
                                                          primitivo que não
                                                          repousa senão
                                                          sobre si mesmo: o juízo
                                                          do bem. Não
                                                          sacrificamos a este
                                                          os outros fatos, mas
                                                          devemos constatar que é o
                                                          primeiro em data e
                                                          importância...  O
                                                          bem é  obrigatório.
                                                          Pois a obrigação
                                                          repousa sobre o bem:
                                                          nessa aliança íntima é a
                                                          este que aquela empresa
                                                          seu caráter
                                                          universal e absoluto”.
                                                          
                                                          Essa solução
                                                          de Cousin estava longe
                                                          de apaziguar os espíritos,
                                                          razão pela qual
                                                          o debate prosseguiria.
                                                          (Ver também COUSIN,
                                                          Victor e JANET,
                                                          Paul).
                                                         
                                                         
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