Instituto de Humanidades

CURRÍCULO DO PROF. ANTÔNIO PAIM

PRESIDENTE DO CONSELHO ACADÊMICO

Nasceu no Estado da Bahia em 1927.  Na década de 50, concluiu os cursos de filosofia da Universidade Lomonosov, em Moscou, e da Universidade do Brasil, no Rio de Janeiro. Iniciou, nos anos 60, carreira universitária nessa última cidade, tendo sido sucessivamente professor auxiliar (UFRJ), adjunto (PUC-RJ), titular e livre docente (Universidade Gama Filho), aposentando-se em 1989. Na PUC-RJ organizou e coordenou o Curso de Mestrado em Pensamento Brasileiro. Na Universidade Gama Filho, juntamente com o professor português Eduardo Soveral (1927/2003), implantou o Curso de Doutorado em Pensamento Luso-Brasileiro.
Após a aposentadoria, tem se dedicado  ao Instituto de Humanidades, no qual preside ao Conselho Acadêmico.
Desde os anos noventa, participa de iniciativas patrocinadas por Universidades portuguesas. Dentre estas, pode-se apontar os seminários anuais que realiza no Instituto de Estudos Políticos (IEP), da Universidade Católica Portuguesa. No IEP, é ainda membro da direção do Centro de Investigação. A partir de março de 2004, colabora com a Faculdade de Ciências e Humanas, da Universidade Nova de Lisboa, como professor visitante.
Pertence às seguintes entidades: Instituto Brasileiro de Filosofia (IBF), Academia Brasileira de Filosofia, Pen Clube do Brasil, Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, Academia das Ciências de Lisboa e Instituto de Filosofia Luso-Brasileira, sediado em Lisboa.
Paralelamente e desde os anos 50, integra a consultoria brasileira onde teve a oportunidade de participar de importantes projetos relacionados ao setor de transportes, ao desenvolvimento regional, à economia agrícola e à educação e recursos humanos, além de prestar assessoria a diversos órgãos oficiais, entre estes BNDES, FINEP, Governo do Estado da Bahia, Ministério da Aeronáutica e Ministério da Agricultura.
O conteúdo da atividade de pesquisa, desenvolvida na área acadêmica, pode ser resumido como segue:

  1. Estudo da Filosofia Brasileira e formação de um grupo de pesquisadores e professores, a esse tema dedicados, atuando em diversas universidades do país, abrangendo aproximadamente o período de 1958 a 1989. Deu forma definitiva à História das Idéias Filosóficas no Brasil (5ª edição, 1997). Ocupou-se igualmente das principais correntes da filosofia brasileira, trabalho que deu conta em livros e ensaios e presentemente na Coletânea Estudos Complementares à História das idéias Filosóficas no Brasil (7 vols.). Elaborou também a Bibliografia Filosófica Brasileira, abrangendo desde o século passado.
  2.  Estudo do Pensamento Político Brasileiro, aproximadamente desde a década de 60, em conjunto com outros estudiosos, o que permitiu organizar o Curso de Introdução ao Pensamento Brasileiro, editado pela UnB, em 1982, em sete volumes. Versão resumida desse curso apareceu na Editora Itatiaia (1988). Em forma de curso à distância está sendo oferecido pela Universidade Gama Filho, desde 1995. Promoveu, ainda, a reedição de pensadores políticos brasileiros e publicou um livro em que estuda a hipótese da aplicação, ao Brasil, da categoria de Estado Patrimonial (A querela do estatismo, 2ª. ed., 1994).
  3. Estudo das idéias morais no Brasil e a esse tema dedicou diversos ensaios, tendo se decidido, porém ao invés de publicar uma obra sobre o tema, a exemplo do que fez com a filosofia e a política, examinar sua importância no curso histórico do país. Para esse fim publicou  Momentos Decisivos da História do Brasil (2000). A fim de estimular a pesquisa do tema editou Roteiro para estudo e pesquisa da problemática moral na cultura brasileira.

 

Ao longo de todos esses anos como professor de filosofia e estudioso da cultura brasileira interessou-se vivamente pelo tema da educação no Brasil, e também escreveu sobre esse assunto, inclusive um livro (A UDF e a Idéia de Universidade, 1981), convencendo-se de que se trata de uma questão central. O Instituto de Humanidades, antes mencionado, é fruto desse interesse.
No Instituto Brasileiro de Filosofia (IBF), estimulado por seu criador, a grande figura da cultura brasileira que foi Miguel Reale (1910/2006), incumbiu-se da reedição de filósofos brasileiros, tarefa que pode ser considerada como realizada com êxito em relação aos principais autores.
 A par disto e em prol da preservação da cultura brasileira, colaborou na organização da Coleção Pensamento Político Republicano, organizada por Carlos Henrique Cardim e patrocinada pela Câmara dos Deputados; bem como da direção da Coleção Reconquista do Brasil, da Editora Itatiaia, presentemente com cerca de trezentos títulos, onde, entre outras coisas, reeditou a obra de Oliveira Viana (1883/1951), inclusive textos que permaneceram inéditos por mais de quarenta anos. Juntamente com Paulo Mercadante organizou novo plano da Obra Completa de Tobias Barreto (1839/1889), afinal levada a cabo e ampliada por Luiz Antonio Barreto (edição em dez volumes, nos anos de 1989-1990).
Na PUC-RJ e na Universidade Gama Filho orientou, respectivamente, 18 dissertações de mestrado e 14 teses de doutorado, atividade que também exerceu na Universidade Mackenzie, onde orientou três dissertações de mestrado, bem como no Instituto de Estudos Políticos (IEP) da Universidade Católica Portuguesa e na Universidade Nova de Lisboa. Participou ainda em grande número de cursos de extensão, seminários, congressos e bancas de concurso. Seu pensamento tem sido objeto de diversos estudos. Em 1995, mereceu apreciação de vários autores, reunida nos Anais do IV Encontro Nacional de Professores e Pesquisadores da Filosofia Brasileira (Londrina, 1996). Ao completar 70 anos, a Revista Brasileira de Filosofia dedicou-lhe número especial (fascículo 186; abr/jun, 1997), com artigos de João de Scantimburgo, Eduardo Soveral, Anna Maria Moog Rodrigues, Aquiles Cortes Guimarães, Creusa Capalbo, Luiz Antonio Barreto, Leonardo Prota, Paulo Mercadante e Ricardo Velez Rodriguez,
Sobre a sua trajetória existencial prestou depoimento a Beatriz Marinho, inserido no Suplemento Cultura de O Estado de S. Paulo (edição de 25/08/1985).

Publicou diversos livros, indicados em outro título, além de grande número de ensaios e artigos.


Saiba Mais




Todos direitos reservados - 2007